(11) 4372-5907

Busca Avançada

O resutado deve conter:
exatamente a expressão que foi definida no campo acima em seu conteúdo
pelo menos uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo
cada uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo

Buscar em:
Notícias Conteúdo Vídeos Galerias de imagens Tudo

Notícias

05/09/2018

3 formas de construir um ambiente profissional saudável

Todas as empresas contam com trabalhadores de diferentes culturas, histórias e classes sociais

Imagem relacionada

Durante a vida adulta, gasta-se um bom tempo no trabalho. O ambiente profissional afeta diretamente a produção, motiva e influencia os colaboradores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um ecossistema negativo pode levar a problemas mentais e físicos dos profissionais. É por isso que é essencial um meio de trabalho agradável, onde todos cooperam — diretores e funcionários de diferentes escalões.

A importância é tanta, que há mais de 20 anos, a empresa de consultoria Great Place to Work elabora certificados para empresas que possuem boas práticas de gestão de relacionamento com os seus associados.

Uma boa dica para garantir um ambiente de trabalho harmônico é realizar uma pesquisa com seus funcionários sobre imparcialidade, orgulho, credibilidade, respeito, camaradagem, entre outros fatores. Se 72% afirmarem que têm um excelente ambiente de trabalho, de acordo com a metodologia da pesquisa, a empresa recebe o certificado. O trabalho ideal não é o mesmo para cada um. Há os que preferem trabalhar no escritório, outros em home-office, os que prezam por horários flexíveis e os que gostam de horários fixos. Independentemente das preferências pessoais, certos valores são universais, como demonstra a consultoria Great Place to Work.

Aqui estão os 3 tópicos que merecem a atenção de todos os profissionais — independente do cargo que ocupa.

Imparcialidade
Todas as empresas contam com trabalhadores de diferentes culturas, histórias e classes sociais. Além disso, há hierarquia de cargos que diferenciam um profissional de outro. Independentemente do cargo, idade ou trajetória, é fundamental que todos sejam bem tratados. Vale lembrar que cada pessoa, independente da função, merece respeito e reconhecimento. Afinal, todos fazem parte da equipe e contribuem para o crescimento do negócio.

Orgulho
Satisfação profissional é fundamental para que uma pessoa se sinta motivada e realizada no trabalho. As pessoas gostam de saber que estão contribuindo para algo que seja valioso e faça a diferença no mundo.

O orgulho vem da percepção de que você participa do progresso, demonstra atenção aos detalhes e contribui para a melhoria da empresa.

Credibilidade
Transparência e confiabilidade são características essenciais na condução dos negócios. Credibilidade é o poder de inspirar uma crença. Implica compromisso com a verdade, justiça e objetividade. É necessário que os líderes sejam honestos e éticos na condução do trabalho. Isso ajuda a inspirar outros setores e cargos na empresa a agirem da mesma forma. Construir credibilidade é importante em todos os aspectos da carreira e é imprescindível para qualquer um, ela ajuda o profissional a se posicionar e é crucial em uma negociação de aumento de salário ou promoção.

Por Gustavo Dechichi, CEO da Avanti 
Fonte:https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/ambiente-profissional/

Notícias Relacionadas