(11) 4372-5907

Busca Avançada

O resutado deve conter:
exatamente a expressão que foi definida no campo acima em seu conteúdo
pelo menos uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo
cada uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo

Buscar em:
Notícias Conteúdo Vídeos Galerias de imagens Tudo

Notícias

24/11/2015 - Atualizado em 24/11/2015 às 10:22:27

Gestão de Pessoas, o que fazer na crise ?

                                               Faz pouco tempo a Bebê Store, e-commerce de roupas para bebês, teve de passar por uma forte redução de quadro de funcionários. O que a empresa fez para que a notícia não tornasse o clima entre os funcionários pesado? “Comunicação e transparência são fundamentais em tempos de crise”, afirma Yvonne Lobo, gerente de RH da empresa. “Nesses momentos os gestores tendem a contar metade da história para proteger o público, mas se o funcionário não souber ele vai saber por fofoca ou pelo colega. É fundamental comunicar tudo”, afirma a executiva que participou de painel sobre as melhores práticas e estratégias das empresas consideradas as melhores para se trabalhar e que ocorreu nesta tarde no BR Week, congresso de varejo que termina hoje em São Paulo. 
                                             Ela diz que o cuidado que a empresa tem com as pessoas que saem é o mesmo com as pessoas que ficam. “Cuidamos de cada detalhe, fizemos indicações e recomendamos das pessoas que estão saindo”, afirma a executiva. “As melhores empresas para se trabalhar são empresas que sentem menos a crise e dependendo de como você administra uma crise, é possível conquistar o colaborador”, avalia Cauê Oliveira, diretor de educação corporativa do GPTW (Great Place To Work), mediador da conversa. Na Ancar Ivanhoe, empresa de shopping centers, a comunicação é um dos pilares para manter a motivação das pessoas. “Sem isso, não tem segurança”, afirma Léia Cardoso, gerente corporativa de RH da empresa. “Temos fóruns de discussões frequentes e essa comunicação não é centralizada na liderança. Tiramos os problemas discutidos no corredor e trazemos essa discussão para os times”, explica. 
                                           O Magazine Luiza também tem foco no emocional dos funcionários, como explica Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas da empresa. “Nossa equipe é muito impactada pelo Jornal Nacional e nossa equipe tem de ser acompanhada na questão emocional para que o moral do grupo não caia com o momento”, afirma. Para evitar que o clima na empresa pese ainda mais, durante crises, a rede, que conta com 22 mil funcionários, evita demissões. “O que fazemos é fechar a porta de entrada, e acionamos o mercado somente em posições que são mais difíceis e aquelas que realmente precisamos”, explica a executiva. 

                                          Em tempos difíceis, o papel da liderança nas empresas é ainda mais importante. São eles que motivam e seguram o quadro. Por isso, não é de hoje que as companhias do varejo investem nos gestores. Na Ancar, a universidade corporativa, criada em 2013, passou de uma plataforma de treinamento para uma plataforma de desenvolvimento. “O grande diferencial está na gestão do conhecimento, porque a gente não discute apenas técnicas. E a gente começa a perceber que vai além do profissional e conseguimos com isso resultados espetaculares”, afirma Léia. 
                                           No Magazine Luiza, os programas de desenvolvimento de lideranças estão estruturados há anos. “Temos parcerias para ajudar na formação dos líderes mais seniores e isso tem tido impacto na revolução do modelo de liderança da empresa”, conta Telma. Na Bebê Store o foco está no programa de integração na premiação dos melhores funcionários. “O RH precisa exercer um papel de apoiador da cultura da empresa, mas antes você precisa entender o propósito da empresa. Quando você sabe isso, sabe qual é o funcionário que quer ter”, afirma Yvonne.

Fonte  : 
http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/brweek/item/12675-gestao-de-pessoas-o-que-fazer-na-crise?lf1=4101457280e486127212850b52497857

Notícias Relacionadas