(11) 4372-5907

Busca Avançada

O resutado deve conter:
exatamente a expressão que foi definida no campo acima em seu conteúdo
pelo menos uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo
cada uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo

Buscar em:
Notícias Conteúdo Vídeos Galerias de imagens Tudo

Notícias

16/06/2016

4 etapas para atingir metas e objetivos

O que lhe falta para atingir seus objetivos?


Coaching consiste em um processo de co-criação de novas possibilidades envolvendo “SER” e “FAZER” para dessa forma, "TER".  Ou seja, é uma dinâmica onde um facilitador (coach) promove no seu coachee (cliente), por meio de processos e técnicas, a autoconsciência, a autoimagem, a percepção de valores pessoais e o estabelecimento de metas claras. Ainda, o inventário de competências e recursos necessários para atingir tais metas e, sobretudo, a elaboração e ações práticas (plano de ação) que favorecerão a transformação pessoal pretendida pelo cliente. Tudo é feito em conjunto.

No processo de coaching o cliente é levado a buscar, a expandir e a desenvolver novos entendimentos, ampliando assim, suas alternativas de ações assertivas que impactarão positivamente nas suas realizações e conquistas, tanto no campo pessoal quanto no profissional.  Nas palavras de João Alberto Catalão e Ana Teresa Penin, ambos Master Coaches:

“O coach não ensina, o Coach facilita a tomada de consciência, a identificação de potencial, a obtenção ou esforço da auto-estima, a definição de objetivos, a elaboração e monitorização de planos de ação para a performance do seu Coachee”.

Coaching é um “processo”, uma vez que possui procedimentos definidos; tem começo, meio e fim; e transcorre em determinado período de tempo, geralmente 10 encontros (sessões), embora possa variar para menos ou para mais a quantidade de sessões.                                                                           

Coaching então é uma jornada de análise, de reflexão, de desafio, de estratégia, de feedback e de operacionalização efetiva e objetiva, onde o cliente adquiri maior consciência do seu potencial, de seus talentos, das suas competências e das suas crenças (ou fatores) que o limitam no momento, e dessa forma, o cliente se torna mais apto a sair de uma “zona de conforto” e enfrentar os desafios que lhe apresentam.

Conforme pesquisas, o mercado de coaching anda em alta e com ligeiro crescimento contínuo. Conforme reportagem na revista EXAME, José Augusto Figueiredo, presidente no Brasil e vice-presidente na América Latina da LHH e Conselheiro da ICF, cita:

“Na América do Norte e Europa são 40 coaches em atividade para cada milhão de habitantes, segundo pesquisa do ICF. No Brasil, são 4 coaches para cada milhão de habitantes e a média mundial é de 7 por milhão”. Logo, “há espaço para o crescimento deste mercado”.

Já segundo o jornal Folha de S. Paulo, entre 2005 e 2011 o mercado de coaching registrou crescimento de mais de 200%. Tratando-se de coaching para executivos, a Sociedade Brasileira de Coaching ressalta que entre os executivos os números são ainda mais expressivos:

- 45% dos altos executivos já passaram pelo coaching e entre os CEOs 71%.

- 92% dos executivos que fizeram coaching pretendem fazer de novo. 

- No Brasil, o mercado de coaching também apresenta números promissores: 84% das grandes empresas usaram o coaching em seus treinamentos.

Levando em consideração o exposto, de forma a oportunizar ao leitor vivenciar uma determinada técnica do processo de coaching, convido-o para aplicar e responder as perguntas abaixo tendo em mente uma determinada “situação ou comportamento que queira mudar”, seja no campo pessoal ou no campo profissional. Caso o leitor prefira, imprima e use-a constantemente nas tomadas de decisões. A ferramenta de coaching que está relacionada às questões a seguir, que inclusive aplico com meus clientes, se chama G.R.O.W. Fiz algumas adaptações da ferramenta para o presente artigo.

O modelo G.R.O.W foi desenvolvido a partir do trabalho de Alexander e Whintmore. Esse modelo consiste na aplicação de 4 etapas e suas respectivas perguntas: 

1. Estabelecimento de um destino; definição de metas para curto e longo prazo (Goal):

- O que pretende atingir?

- Isso é positivo, desafiador e concretizável para você? Ou seja, defina a meta de forma específica, mensurável, alcançável, com sentido para você e ainda, defina prazo.

- Como saberá que atingiu sua meta? O que verá ou ouvirá ou sentirá ao atingir?

2. Identificação e verificação da realidade, do “sítio” que você se encontra; situação atual ou de onde vai partir (Realiy): 

- O que está acontecendo agora (o quê, quando, onde, como, quanto, com que freqüência)?

- Que resultados isso origina?

- O que está te impedindo de dar um passo a frente?

- Como se sente em relação a essa situação?

3. Exploração de caminhos, opções e estratégias de ações para conseguir chegar ao destino e metas definidas. Em outras palavras, o que pode ser feito (Options):

- Que opções tem para sair dessa realidade atual e caminhar na direção do seu objetivo pretendido?

- O que mais poderia fazer?

- O que é necessário (tempo, competências, habilidades, dinheiro, materiais, etc) para realizar as opções encontradas?

- Quais os benefícios e os custos das diferentes opções encontradas?

- Qual opção se sente mais à vontade e é mais razoável de realizar neste momento?

4. Plano de ação envolvendo o que deve ser feito, quando, por quem, por qual motivo, de que forma, em quanto tempo, outros (What/ Wrap Up):

-Frente a opções que escolheu, em que medida ela contribui efetivamente para tornar seu objetivo em realidade?

- O que deve ser feito? Quando? Por quem? Quais recursos (internos e externos)? Como vai mensurar as suas ações?

- O que irá fazer para obter apoio?

- Em que momento irá precisamente iniciar ou concluir cada um dos passos (etapas) para chegar no objetivo pretendido?

- Existe algum tipo de resistência em relação a cada um desses passos (etapas)? Caso sim, o que irá fazer para eliminar esses fatores (interno e ou externo)?

As perguntas foram adaptadas para este artigo, mas na prática, devido à interação entre o coach e o coachee, as perguntas são mais diretivas. Caso queria conhecer mais sobre o processo de coaching acesse:  Personal Coach Leandro Zavam.

Compartilhe essa ideia!


Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/4-etapas-para-atingir-metas-e-objetivos/95328/

Notícias Relacionadas