(11) 4372-5907

Busca Avançada

O resutado deve conter:
exatamente a expressão que foi definida no campo acima em seu conteúdo
pelo menos uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo
cada uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo

Buscar em:
Notícias Conteúdo Vídeos Galerias de imagens Tudo

Notícias

15/12/2017

Endomarketing enquanto ferramenta gerencial

O endomarketing vem se firmando como uma importante estratégia das empresas em conquistar confiança, comprometimento, participação dos funcionários nos resultados a serem alcançados. Identificar e conhecer as práticas de endomarketing que se adaptam às políticas e planos da empresa representam diferenciais competitivos desta no cenário social em que ela esta inserida.

O Endomarketing é uma ferramenta do marketing que utiliza ações de marketing para o público interno (funcionários/colaboradores).

Na empresa o Endomarketing inicia-se através de planejamento, com clara definição de prioridades e objetivos, para assim ser colocada em prática a sua implantação. É importante que esse planejamento envolva as pessoas (funcionários). Com o objetivo de que percebam que a empresa e o trabalho em grupo estarão também envolvidos.

O Endomarketing é uma ferramenta que deve ser desenvolvida de cima para baixo na pirâmide, ou seja, o envolvimento e a sustentação da alta administração é fator decisivo para se obter sucesso nas políticas de Endomarketing.

As lideranças intermediárias (supervisores/encarregados) por sua vez,têm papel fundamental para incluir a sua equipe nos propósitos da organização. Podendo ser feito através de reuniões semanais, por exemplo, expondo para toda a equipe as metas e objetivos da organização. 

É importante que o trabalhador se sinta parte integrante de todo o processo da empresa.

Quando o Endomarketing não ocorre de forma eficiente e eficaz podem ocorrer diversos problemas na empresa: insatisfação dos clientes, conflitos interpessoais e hierárquicos, aumento do turnover, absenteísmo, doenças ocupacionais e baixa na produtividade e lucratividade.

Existem inúmeras formas de desenvolver e estabelecer políticas de Endomarketing na organização, porém cada empresa deverá adequar os programas e veículos de comunicação de acordo com a sua necessidade.

Neste contexto, sugere-se que a empresa crie veículos adequados para promover o Endomarketing de forma transparente na organização. É importante que estes veículos contenham uma linguagem clara e objetiva, garantindo o entendimento de todos.

As práticas de Endomarketing se fazem cada vez mais necessárias nas organizações, pois a sua aplicação resulta na melhora da qualidade de vida e produtividade dos trabalhadores, proporcionando dessa forma um aumento significativo no nível de satisfação interna, através de sintonia e sincronismo de idéias e ações, tornando comum entre as pessoas e a empresa os seus objetivos, estratégias e resultados.

O Endomarketing deve ser uma prática constante, com o objetivo de manter a aproximação e a melhor relação entre empresa e funcionário.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/endomarketing-enquanto-ferramenta-gerencial/81594/

Notícias Relacionadas