(11) 4372-5907

Busca Avançada

O resutado deve conter:
exatamente a expressão que foi definida no campo acima em seu conteúdo
pelo menos uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo
cada uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo

Buscar em:
Notícias Conteúdo Vídeos Galerias de imagens Tudo

Notícias

28/12/2017 - Atualizado em 02/01/2018 às 13:38:57

Planejamento e ação: como ter um 2018 mais produtivo

É importante avaliar o ano atual, no âmbito pessoal e profissional, analisando perdas e ganhos

Todo começo de ano traçamos metas para conquistar uma vida mais feliz. Da vida profissional ao pessoal, definimos o que desejamos que o próximo ano seja. Prometemos que vamos emagrecer, entrar em uma academia, terminar aquele curso de idioma, iniciar os estudos, fazer uma viagem, batalhar por um novo emprego ou por uma promoção. São muitos os sonhos que embalam começos de um novo ano.

Mas como planejar e cumprir nossas metas com sucesso? Antes de mais nada, é importante entender que todos os sonhos podem ser realizados se virarem um objetivo e todo objetivo pode ser alcançado. Portanto, transformar sonhos em objetivos é o primeiro passo.

Mas por que será que chegamos em dezembro com boa parte das metas não concluídas? De acordo com a Master Coach da Empresa Brasileira de Coaching – EBC, Ana Kekligian, reconhecer os sonhos e tangibilizá-los é o primeiro passo para a realização. Abaixo, Ana lista algumas ações importantes para o planejamento pessoal de 2018.

Autoconhecimento
Você reconhece seus sonhos?
Se considera merecedor (a)?
Suas conquistas estão caminhando como imaginou há um, dois ou cinco anos atrás?
O que você precisa para chegar onde quer?
Qual o seu propósito de vida?
Quais suas capacidades e habilidades?
 

Crenças
Acredite em você, nas suas capacidades, habilidades e saberes;
Reconheça suas fraquezas e necessidades;
    Reconheça e agradeça ao que já realizou em sua vida. Toda experiência pode contribuir para a sua realização. Honre e respeite a sua história.
 

Realização
Entre em ação. Construa uma rota de ação até o seu objetivo;
Não seja solitário. Compartilhe seus sonhos, ouça opiniões, dicas, sugestões. É importante saber quais são os recursos e pessoas que estão com você no caminho;
Aprenda a pedir e a declarar o que precisa;
Ninguém constrói nada sozinho, nem mesmo seus próprios sonhos;
Todo sucesso é fruto de pessoas realizadoras;
Defina um prazo para a realização. O sonho não pode ser distante da ação. Quanto mais tempo deixar passar, mas irá se frustrar.
Para um planejamento efetivo de 2018 é importante avaliar o ano atual, no âmbito pessoal e profissional, analisando perdas e ganhos, para ter a clareza de objetivos. Esse exercício ativará a memória para que não cometa os mesmos erros e potencialize os acertos. Além disso, gera a consciência e a congruência de seus desejos versus seu cenário atual (condições).

A neurociência explica que o cérebro não sabe distinguir a diferença do real e do imaginário. Para esse exercício, a Coach explica que é importante escrever em um papel quais são os desejos para uma mudança de vida em 2018. “Quando escrevemos, fortalecemos as conexões neurais de modo que a mente inconsciente aja a nosso favor de forma automática. Planejar significa criar um plano de ação para alcançar um determinado objetivo. É saber o que vai acontecer, antes de acontecer”, diz.

Muita gente se confunde exatamente no momento de montar o planejamento e o plano de ação, mas é importante persistir e procurar formas de consegui-lo. Um processo de autoconhecimento, induzido por um método de Coaching, pode trazer informações valiosas para que consiga extrair o melhor de você, inclusive resgatar sonhos engavetados.

É momento de sonhar, de planejar e de colocar os planos em ação. Ana explica que um planejamento sem ação não leva ao lugar que almejamos. “É fundamental construir novos hábitos e comportamentos e perguntar-se todos os dias: o que fiz hoje que me deixa mais perto de meus sonhos e objetivos? E quanto vai me custar não sair do lugar?”, finaliza.

Fonte :  MundoRH

Notícias Relacionadas