(11) 4372-5907

Busca Avançada

O resutado deve conter:
exatamente a expressão que foi definida no campo acima em seu conteúdo
pelo menos uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo
cada uma das palavras que foram definidas no campo acima em seu conteúdo

Buscar em:
Notícias Conteúdo Vídeos Galerias de imagens Tudo

Notícias

22/05/2018

4 comportamentos típicos de líderes bem sucedidos.

Estes traços são responsáveis por 89% da eficácia das lideranças, segundo estudo de uma das maiores consultorias estratégicas do mundo

 


Uma das maiores consultorias estratégicas do mundo, a McKinsey & Company divulgou um novo estudo sobre liderança. O tema está em alta no mundo corporativo: segundo a empresa, 90% dos CEOs planejam mais investimentos no desenvolvimento dos seus líderes. Para a McKinsey, isso é justificado, porque uma boa liderança é um requisito crucial para a “saúde organizacional” das instituições.

Sua mais nova pesquisa trata dos tipos de liderança que as companhias devem estimular. Baseados nos cases da própria consultoria e em literatura acadêmica de ponta, os resultados mostraram 20 tipos de comportamentos distintos.

Para criar uma relação de quais traços são relacionados ao sucesso, a consultoria avaliou 189 mil pessoas, de 81 organizações ao redor do mundo, em relação às performances de líderes – especialmente que atuam na linha de frente, lidando com clientes e mercado.

Dos 20 tipos de comportamento mapeados, os líderes com mais êxito em suas ações exibiam, tipicamente, 4 deles. De acordo com a McKinsey, estes 4 estilos explicam a variação de 89% dos resultados entre organizações fortes e fracas, em termos de eficácia de liderança. 

Os 4 comportamentos dos líderes bem sucedidos

1 Resolver problemas de forma eficaz
O processo que antecede a tomada de decisão é a solução de problemas, quando as informações são coletadas, analisadas e consideradas. Segundo a McKinsey, problem solving é uma contribuição fundamental da qual os bons líderes são capazes.

2 Operar com uma forte orientação para resultados
Liderança não é só desenvolver uma visão, comunicá-la e estabelecer objetivos. Mais importante ainda: é também dar seguimento ao trabalho para alcançar resultados. Líderes com uma forte orientação para resultados tendem a enfatizar a importância da eficiência e produtividade.

3 Buscar perspectivas diferentes
Traço visível nos líderes que são capazes de monitorar as tendências que afetam suas empresas, percebem as mudanças no ambiente e incentivam os funcionários a contribuir com ideias. Além de saberem priorizar, conseguem diferenciar com precisão as questões e dar o devido peso às preocupações das partes interessadas. Líderes que buscam outras perspectivas, normalmente, baseiam suas decisões em uma análise sólida e evitam preconceitos.

4 Apoiar os outros
Ao mostrar empatia e interesse sincero nos outros, os líderes criam confiança, inspiram e os ajudam a superar os desafios, tomando atitudes como interceder no trabalho das equipes para promover mais eficiência organizacional. Além disso, estes líderes procurarm impedir que a energia dos funcionários se dissipe em conflitos internos.

Embora as mais diversas circunstâncias de negócios exijam diferentes estilos de liderança, a pesquisa aponta os traços mais relevantes. Estes 4 comportamentos dos líderes são frequentes – principalmente aos que comandam a linha de frente – nas instituições de sucesso. Segundo a McKinsey, “para as organizações que investem no desenvolvimento de futuros líderes, priorizar essas áreas é um bom começo”.


Fonte:https://www.sm.com.br/detalhe/gestao/quatro-comportamentos-tipicos-de-lideres-bem-sucedidos..

Notícias Relacionadas